top of page

Resenha - A Vida Oculta Dos Cães, de Elizabeth Marshall Thomas

Sempre quis entrar na consciência de uma criatura não humana. Gostaria de saber qual a visão do mundo segundo a ótica canina, por exemplo, ou como eles ouvem os sons ou sentem os odores. Gostaria de visitar a mente de um cão... para que quando um outro cão olhasse para mim, não visse nada de diferente, apenas um semelhante.


Neste belíssimo relato de trinta anos de convivência com cães, lobos e dingos, e das formas como as vidas destes animais se entrelaçaram com a dela, a romancista e antropóloga Elizabeth Marshall Thomas nos apresenta uma perspectiva absolutamente nova de ver os cães. A autora nos supreende com uma espécie de poema etológico profundamente verdadeiro, uma crônica romântica, mas ao mesmo tempo extremamente objetiva, do cotidiano de uma dúzia de cães passado em centenas de horas de observação.


A partir do momento que li a sinopse do livro já me apaixonei completamente, para os que não sabem, eu tenho um enorme amor pelos animais (em geral) e quando minha irmã me deu esse livro eu fiquei encantada com as palavras da autora durante o livro inteiro, ele contém poucas páginas, mas repletas de muita informação interessantes e que eu nunca tinha ouvido falar.

A história se passa com a autora cuidando de vários huskys siberiano inclusive um que era dos amigos dela que haviam viajado e deixaram com ela por 6 meses, o cachorro pulava a cerca e fugia da casa para dar voltas pela cidade, e com isso a antropóloga foi estudando os hábitos dele em livros e com o próprio cachorro de quem cuidava e mesmo quando Misha (o husky siberiano dos amigos dela) foi levado pelos donos, a antropóloga não parou seus estudos do comportamento dos cachorros. Porém não foi só isso, ela também estudava o comportamento deles em relação aos lobos e dingos.

Elizabeth recebe esse grande elogio meu por ter uma escrita de fácil compreensão, de estudos e conclusões que nos prendem e nos fazem querer mais de seu incrível trabalho, sua relação afetiva com os animais cativa e faz com que paremos para pensar no outro lado do cão, do qual temos medo por não entendermos e que na verdade é só a forma de extinto dele que intriga ao olhar do ser humano.

Ganha cinco estrelas e é um dos meus favoritos, faz um bom tempo que li ele, por isso não me recordo dos detalhes, porém é um livro excepcional que não ficou famoso, mas que merece aplausos pelo talento tanto na escrita quanto nos estudos realizados pela autora e que com certeza daria um ótimo documentário.

Para quem gosta de meio ambiente e animais é um livro que recomendo e muito!


Posts em destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page